Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ballet Contemporâneo


O Ballet Contemporâneo é uma forma de dança influenciado tanto pelo ballet clássico e pela dança moderna. Leva a técnica do ballet utilização do trabalho da sapatilha de ponta, embora permita uma maior gama de movimentos que não podem aderir as linhas estabelecidas pelas escolas de ballet clássico tradicional. Muitos de seus conceitos provêm das idéias e inovações do século 20: dança moderna.
George Balanchine é frequentemente considerado como sendo o pioneiro do ballet contemporâneo, através do desenvolvimento do balé neoclássico.
danca-contemporaneaUm dançarino que dançou algum tempo para Balanchine foi Mikhail Baryshnikov, um bailarino de formação do Kirov Ballet. Após Baryshnikov ter sido nomeado como diretor artístico do American Ballet Theatre, em 1980, trabalhou com vários coreógrafos modernos, mais notavelmente Twyla Tharp. Tharp coreografou para ABT Baryshnikov e em 1976, em 1986, criou uma coreografia para a sua própria Cia. Ambas as peças foram consideradas inovadoras, pois juntou bailarinas dançando com sapatilhas de ponta e bailarinas com sapatos de neoclássico.
Tharp também trabalhou com o Joffrey Ballet Cia, fundada em 1957 por Robert Joffrey. Ela coreografou Deuce Coupe para eles em 1973, com música pop e uma mistura de técnicas modernas e ballet. O Joffrey Ballet continuou a realizar inúmeras peças contemporâneas, muitas coreografadas pelo co-fundador Gerald Arpino.
Hoje existem muitas Cias de ballet contemporâneo e muitos coreógrafos também. Estes incluem Alonzo King e sua Cia, Alonzo King’s Lines Ballet; Complexions Dança Contemporâneo, sob a direção de Dwight Rhoden; Nacho Duato da Compañia Nacional de Danza, William Forsythe, que tem trabalhado extensivamente com o Frankfurt Ballet e hoje no Forsythe Company; e Jiří Kylian, atualmente o diretor artístico do Nederlands Dans Theater. As Cias tradicionalmente clássicas, tais como o Kirov Ballet e Paris Opera Ballet, também regularmente realiza trabalhos de Ballet Contemporâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário