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Brincadeiras para aula de Baby Class


Recursos Didáticos – Brincadeira é coisa séria!
A brincadeira deve ser valorizada pois é através dela que se constrói os conceitos lógicos-matemáticos: quantidade, tamanho, distância, etc.
A brincadeira diverte e educa através de jogos, dancinhas, concursos, grupinhos, histórias, etc.

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1-Técnica
Significa fazer bem feito o que aprendeu, libertando energia física e emocional. Deve ser considerada em último plano, pois é conseqüência do trabalho de base.  Deve ser exigida somente a partir dos 9 anos mais ou menos.

2-Esquema corporal
Ensinar as diferenças e a importância de cada parte do corpo, explicando que podemos mexer com os dedos sem mexer com as mãos etc.
Ex: – as crianças sentadas no chão deverão mexer com cada parte de seu corpo independentemente, começando pelos dedos dos pés e ir subindo até tomar todo o corpo.

3-Ritmo/Musicalidade
Cada criança tem um ritmo próprio que dever ser respeitado. O professor deve despertar a musicalidade utilizando a música durante as brincadeiras.
Ex: – em roda, o professor cria um ritmo com palmas ou percussão e os alunos devem copiar o mesmo ritmo.
- dançar de acordo com as músicas propostas: valsa, samba, rock, twist. Lambada, clássico, etc.

4-Espaço
Explorar todos os espaço da sala de aula, saber as várias direções: frente, lado, trás, diagonal; explorar também os planos: alto, médio e baixo e direita e esquerda.
Ex: – andar, correr ou fazer movimentos nas diversas direções da sala e nas diversas direções do corpo, movimentos ou poses nos 3 níveis.

5-Reflexo
Atividades: as crianças dançam ao ritmo da música. Quando esta parar, o aluno deve fazer o que o professor mandar como saltar, agachar, fazer pose, imitar bichos, a brincadeira do vivo ou morto cabe muito bem!

6-Improvisação em grupos
Ensina a criança a respeitar sua hora, seus direitos e deveres. É hora do professor separar as crianças muito amigas, unir quem precisar de um entrosamento maior com os colegas e dividir as lideranças.
Ex: – representar histórias com mímicas em grupo para os outros grupos adivinharem: circo, piquenique, festa de aniversário, etc.
- fazer de conta que andam em cima das nuvens, fogo, calor, raiva, medo, alegria, tristeza, sono, etc.

7-Criatividade
A criança de receber uma motivação muito grande para criar e transmitir o que quiser e o que sentir, sem limites e barreiras. Isto é essencial ao seu desenvolvimento psicossocial.
Ex: – chefe: um aluno cria um movimento no ritmo da música e todos copiam em roda.

8-Memória
Um aluno cria um movimento qualquer e outro copia e acrescenta mais um e assim sucessivamente. Bom treino para memorização de coreografia.

9-Destreza
Duas filas separadas, trabalhar a competição.
Ex: – quem chega primeiro: andando agachado, nos calcanhares, como gigante, saltando como coelho, rolando, marchando, etc.

10-Outras brincadeiras
- passa o lenço ou corre-cutia
- lençol: equilibrar uma bola em cima de um lençol grande esticado e fazer vários movimentos ao mesmo tempo.
- desfile de modas
- letras do alfabeto com o corpo

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Tenho 15 anos, posso começar o ballet nesta idade?

O ideal é começar mais nova porque o físico é mais fácil de ser trabalhado, mas em compensação com a sua idade a consciência corporal é muito melhor e você irá conseguir associar a técnica ao corpo mais rápido, principalmente se tiver certas facilidades como um bom pé, flexibilidade, força, boa memória e musicalidade. Ballet não é fácil e não é a idade que vai mudar isso, o importante é você fazer o que te realiza para que não se arrependa depois...se isso vai te fazer feliz, você enfrentará qualquer dificuldade com coragem e vai valorizar cada sacrifício necessário para ser uma boa bailarina...procure uma boa escola e a ajuda de um profissional para te orientar melhor...e espero que você consiga alcançar seus objetivos no ballet e na vida...!!!!

Abertura (Grand Ècart) ajuda

Abertura (Grand Ècart) ajuda
 Passo 1 • Comece pelo rebaixamento em uma perna. • Certifique se os joelhos estão na posição certa. • O quadril deve estar retinho, sem desencaixar. • Mantenha os ombros de frente e para cima, com as mãos no chão para o equilíbrio. • Delicadamente estique seu corpo para a frente, sentindo um alongamento agradável. • Mantenha o alongamento por 20 a 30 segundos, sem sair.Para aprender a fazer uma abertura frontal.
 Passo 2 • Com a perna da frente em linha reta, deixa o corpo cair com o peso por cima dela. • Mantenha os dedos apontados para frente, para trás os do pé no chão. • Use as mãos para apoiar. • Mantenha o alongamento por 20 a 30 segundos, sem sair.

  Passo 3  • Deite-se de costas, levantando uma perna para o ar.  • Segure a parte inferior elevada, com ambas as mãos.  • Mantendo sua perna ligeiramente flexionada, puxe a perna em direção a seu corpo  • Mantenha o alongamento por 20 a 30 segundos.

  Passo 4