Pular para o conteúdo principal

Costas alongadas = lindo arabesque!


Um dos passos mais lindos do ballet, sem dúvidas, é o arabesque. Muitas bailarinas ainda sentem dificuldades nesse passo, mas ele, na verdade, é muito simples de ser feito; necessita, porém, de muito treino na barra e também de alongamentos específicos. 

Arabesque absurdo da Polina Semionova! (clique para ampliar)
Se você não tem prática  com o arabesque, com certeza deve sentir dores nos músculos ao redor da cintura, certo? Pois é, essa dor passará com o hábito, mas é muito importante alongar antes dos exercícios, para prevenir lesões e desconfortos. Um dos melhores exercícios para essa região sem dúvida, é o da foto abaixo:


Não esqueça que você deve estar com o tronco virado pra frente, assim como o quadril.  E o braço deve vir por cima, formando um arco com o pé esticado.

Para um bom arabesque, é essencial que a bailarina tenha as costas alongadas. Além de ser visualmente muito mais bonito, permite que você suba bem mais a perna. Então, o alongamento seguinte é ótimo para este propósito:

Procure fazer este exercício com os braços à frente, desencostados do chão.
Deite-se de bruços no chão e tente levantar as costas o mais alto que conseguir, desencostando o peito do chão. As pernas podem levantar um pouco, formando uma espécie de "arco" corporal. Isso vai lhe ajudar muito, palavra de quem já testou. O exercício é mais eficiente se você esticar os dois braços à frente.

Treine na barra o seu quadril, porque este é essencial na execução do arabesque. É preciso que você saiba distribuir bem o peso na perna de sustentação, sem desencaixá-lo. E outra coisa: braço muito levantado, só no lago dos cisnes. Ele tem de estar numa altura em que você consiga enxergar perfeitamente a sua mão. Além disso, pescoço alongado, sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincadeiras para aula de Baby Class

Recursos Didáticos – Brincadeira é coisa séria! A brincadeira deve ser valorizada pois é através dela que se constrói os conceitos lógicos-matemáticos: quantidade, tamanho, distância, etc. A brincadeira diverte e educa através de jogos, dancinhas, concursos, grupinhos, histórias, etc. 1-Técnica Significa fazer bem feito o que aprendeu, libertando energia física e emocional. Deve ser considerada em último plano, pois é conseqüência do trabalho de base.    Deve ser exigida somente a partir dos 9 anos mais ou menos. 2-Esquema corporal Ensinar as diferenças e a importância de cada parte do corpo, explicando que podemos mexer com os dedos sem mexer com as mãos etc. Ex: – as crianças sentadas no chão deverão mexer com cada parte de seu corpo independentemente, começando pelos dedos dos pés e ir subindo até tomar todo o corpo. 3-Ritmo/Musicalidade Cada criança tem um ritmo próprio que dever ser respeitado. O professor deve despertar a musicalidade utilizan...

Tenho 15 anos, posso começar o ballet nesta idade?

O ideal é começar mais nova porque o físico é mais fácil de ser trabalhado, mas em compensação com a sua idade a consciência corporal é muito melhor e você irá conseguir associar a técnica ao corpo mais rápido, principalmente se tiver certas facilidades como um bom pé, flexibilidade, força, boa memória e musicalidade. Ballet não é fácil e não é a idade que vai mudar isso, o importante é você fazer o que te realiza para que não se arrependa depois...se isso vai te fazer feliz, você enfrentará qualquer dificuldade com coragem e vai valorizar cada sacrifício necessário para ser uma boa bailarina...procure uma boa escola e a ajuda de um profissional para te orientar melhor...e espero que você consiga alcançar seus objetivos no ballet e na vida...!!!!

Bailarinas para colorir

 Bailarinas para imprimir e colorir. Aproveitem!