Um dos passos mais lindos do ballet, sem dúvidas, é o arabesque. Muitas bailarinas ainda sentem dificuldades nesse passo, mas ele, na verdade, é muito simples de ser feito; necessita, porém, de muito treino na barra e também de alongamentos específicos.
![]() |
Arabesque absurdo da Polina Semionova! (clique para ampliar) |
Se você não tem prática com o arabesque, com certeza deve sentir dores nos músculos ao redor da cintura, certo? Pois é, essa dor passará com o hábito, mas é muito importante alongar antes dos exercícios, para prevenir lesões e desconfortos. Um dos melhores exercícios para essa região sem dúvida, é o da foto abaixo:

Não esqueça que você deve estar com o tronco virado pra frente, assim como o quadril. E o braço deve vir por cima, formando um arco com o pé esticado.
Para um bom arabesque, é essencial que a bailarina tenha as costas alongadas. Além de ser visualmente muito mais bonito, permite que você suba bem mais a perna. Então, o alongamento seguinte é ótimo para este propósito:
Deite-se de bruços no chão e tente levantar as costas o mais alto que conseguir, desencostando o peito do chão. As pernas podem levantar um pouco, formando uma espécie de "arco" corporal. Isso vai lhe ajudar muito, palavra de quem já testou. O exercício é mais eficiente se você esticar os dois braços à frente.
![]() |
Procure fazer este exercício com os braços à frente, desencostados do chão. |
Treine na barra o seu quadril, porque este é essencial na execução do arabesque. É preciso que você saiba distribuir bem o peso na perna de sustentação, sem desencaixá-lo. E outra coisa: braço muito levantado, só no lago dos cisnes. Ele tem de estar numa altura em que você consiga enxergar perfeitamente a sua mão. Além disso, pescoço alongado, sempre!
Comentários
Postar um comentário