Pular para o conteúdo principal

Trabalho de pontas na barra



Foto retirado deste site.
Que iniciar na ponta é um pouco difícil, nós sabemos. Mas o mais difícil é quando a aluna realiza certos exercícios de forma incorreta, e se habitua com os chamados "vícios do ballet". Muitas vão perceber que estão erradas bem depois, o que é bastante prejudicial, pois a fase inicial na ponta é uma fase preparatória, importantíssima para o trabalho de pontas futuro da bailarina. Se você faz errado no início, depois sofrerá conseqüências ruins em decorrência disso.Então um começo correto é fundamental!

Nesse trabalho de pontas inicial, a atividade na barra é uma das mais importantes, até mais que o centro. Isso porque na barra a aluna trabalho o equílibrio, a força e também exercita os pés, para depois saber se posicionar corretamente no centro; é na barra que trabalhamos nosso eixo de equílibrio e força (por isso, treine sustentação de passé na barra antes de reclamar que não consegue fazer nenhum pirueta decente!). 
Em relação à sapatilha de ponta, a barra é ainda mais importante! Então se esforce bastante nesses exercícios durante a aula, pois eles, acredite, irão te ajudar muito no futuro! 

1º - Sentir desequilíbrio nos grand pliés com a ponta não é normal! Isso indica que ou a sua sapatilha está em um número errado, ou ela está muito dura. Fale com seu/sua professor(a) para analisá-la e observá-la durante o exercício. Sempre consulte seu/sua professor(a) quando sentir algo estranho, sempre!

2º - Se seu pé está "entortando" no en dehors durante exercícios rápidos, como o grand battemant, sua ponta pode estar grande demais ou você realmente não está posicionando seu pé corretamente. Lembre-se de que o en dehors não depende só dos pés, pelo contrário: depende principalmente da rotação do fêmur, então trabalhe isto até seu limite. Calcanhar para fora sempre! (este post pode ajudar!)

3º - Um dos itens mais importantes: estique os joelhos durante os exercícios onde você passa da meia-ponta para a ponta. Esses exercícios são os principais de preparação para a ponta, então estique bem os joelhos e capriche na transição da meia-ponta para a ponta, de preferência faça lentamente. Demore na meia-ponta, estique-a ao máximo que conseguir, e só depois suba na ponta! Nada de joelho frouxo!

Essas dicas ajudam bastante e são fundamentais! Preste muita atenção na hora dos exercícios, olhe-se no espelho se possível, sinta seu corpo. Só assim aprenderá a reconhecer seus limites e saber se o que está fazendo é correto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincadeiras para aula de Baby Class

Recursos Didáticos – Brincadeira é coisa séria! A brincadeira deve ser valorizada pois é através dela que se constrói os conceitos lógicos-matemáticos: quantidade, tamanho, distância, etc. A brincadeira diverte e educa através de jogos, dancinhas, concursos, grupinhos, histórias, etc. 1-Técnica Significa fazer bem feito o que aprendeu, libertando energia física e emocional. Deve ser considerada em último plano, pois é conseqüência do trabalho de base.    Deve ser exigida somente a partir dos 9 anos mais ou menos. 2-Esquema corporal Ensinar as diferenças e a importância de cada parte do corpo, explicando que podemos mexer com os dedos sem mexer com as mãos etc. Ex: – as crianças sentadas no chão deverão mexer com cada parte de seu corpo independentemente, começando pelos dedos dos pés e ir subindo até tomar todo o corpo. 3-Ritmo/Musicalidade Cada criança tem um ritmo próprio que dever ser respeitado. O professor deve despertar a musicalidade utilizando a músi

Tenho 15 anos, posso começar o ballet nesta idade?

O ideal é começar mais nova porque o físico é mais fácil de ser trabalhado, mas em compensação com a sua idade a consciência corporal é muito melhor e você irá conseguir associar a técnica ao corpo mais rápido, principalmente se tiver certas facilidades como um bom pé, flexibilidade, força, boa memória e musicalidade. Ballet não é fácil e não é a idade que vai mudar isso, o importante é você fazer o que te realiza para que não se arrependa depois...se isso vai te fazer feliz, você enfrentará qualquer dificuldade com coragem e vai valorizar cada sacrifício necessário para ser uma boa bailarina...procure uma boa escola e a ajuda de um profissional para te orientar melhor...e espero que você consiga alcançar seus objetivos no ballet e na vida...!!!!

Ballet de repertório : Esmeralda

 Balé em três atos e cinco cenas Coreografia: Jules Perrot Música: Cesare Pugni História: Jules Perrot Estréia: 1844, no Teatro de Sua Majestade, em Londres. Estamos no século XV, no Pátio dos Milagres, em Paris. Ao entardecer, os mendigos encontram-se numa algazarra geral, sob a presidência de Clopin. O poeta Pierre Gringoire é trazido à sua presença. Os outros o revistam, e como só encontram um poema em seus bolsos, ficam irritados. Clopin condena Pierre à morte. Dá-lhe, contudo, uma opção: se encontrar uma mulher que queira desposá-lo, será livre. Porém, ninguém se apresenta. Nesse momento, entra a cigana Esmeralda, que se compadece da situação de Pierre e concorda em casar-se com ele. Claude Frollo aproxima-se de Clopin e confessa seu amor por Esmeralda. O chefe concorda em ceder-lhe a cigana, e Claude declara-se a ela. Claude chama Quasímodo, o sineiro da igreja de Notre Dame, para ajudá-lo a pegar Esmeralda. Os dois se atiram sobre a cigana. Nesse momento,