Pular para o conteúdo principal

Alongamentos

A importância do alongamento 


Alongar antes de qualquer atividade física ou mesmo todos os dias depois de acordar é muito bom para o corpo; além de relaxar e retirar as tensões musculares, aumenta a flexibilidade dos músculos e ainda previne possíveis lesões.
  • Um bom alongamento leva em média de 15 a 30 minutos; 
  • Não tenha pressa em se alongar; 
  • O alongamento deve ser um ato prazeroso e relaxante; 
  • Demore no mínimo 8 segundos em cada exercício;
  • Respire profundamente durante a prática dos exercícios;
  • É normal sentir dor um dia após o alongamento, principalmente se for inicante, mas não se engane: se sentir sempre essa dor, você pode estar forçando demais os seus músculos;
  • Force os músculos na medida certa, sem ultrapassar o limite do seu corpo no momento; você deve saber que o ganho da flexibilidade vem com a prática regular dos exercícios e depende de cada pessoa;
  • Na prática dos exercícios, é normal sentir uma dorzinha na região correspondente; se não sentir a dorzinha, quer dizer que você está fazendo errado.
 Exercícios de alongamento 


Sentada


     1. Faça a posição de borboleta, movimentando as pernas para cima e para baixo, tentando manter ao máximo os joelhos no chão; depois, pare o movimento e tente encostar o peito nos pés; faça isso lentamente, descendo com as costas retas e parando por 8 segundos; depois, prossiga descendo até onde conseguir.


         2. Estique uma perna à frente e coloque a outra ao lado, flexionada, e tente não tirar este joelho do chão (como na foto). Com as duas mãos segurando no arco (foto) ou na meia-ponta do pé, estique a coluna e fique por 8 segundos; depois, tente enconstar a boca no joelho e fique mais 8 segundos se conseguir.
Em seguida, coloque a perna que está flexionada sobre a que está esticada (como na segunda foto) e tente encostar a boca nos joelhos; espere 8 segundos.

        3. Estique uma das pernas ao lado e coloque a outra na frente, flexionada; tente não tirar este joelho do chão (como na foto); estique bem seu tronco, e tente encostar a mão na perna que está esticada, passando-a por cima da cabeça (a mão do lado contrário da perna; mão direita no pé esquerdo, por exemplo). É muito importante que não relaxe as costas, nem o braço; você tem que estar completamente alongada e também tem que conseguir olhar facilmente para o teto, se não o exercício estará errado. Fique por 8 segundos.


       4. Da posição do exercício 3, apenas vire seu corpo para a frente da perna que está flexionada, como na foto. Coloque seu peso na perna que está na frente e estique bem as costas, como se alguém lhe puxasse para cima e respire lentamente, sentindo o alongamento muscular. Fique por 8 segundos.



        5. Abra as pernas até onde conseguir e fique um 8, respirando lentamente, com o tronco reto. Depois, tente encostar uma das mãos no pé de lado contrário (mão direita no pé esquerdo, por exemplo), passando-a por cima da cabeça. Não dobre as costas nem o braço, você tem que estar alongada e conseguir olhar para o teto com facilidade. Depois, tente encostar a barriga no chão, mas faça isso lentamente; fique por 8 segundos.





Em pé

         1. Apoiada com uma das mãos em uma parede, pegue seu pé com a mão de lado correspondente a ele (mão direita no pé direito, por exemplo) e tente encostá-lo no bumbum, como na foto; não esqueça que os joelhos devem estar unidos. Fique por 8 segundos.





        2. Com as pernas paralelas, respire profundamente e tente encostar seu nariz nos joelhos; vá até o seu limite, sempre respirando lentamente; tente encostar as mãos no chão, com a coluna reta, se possível.




         3. Apoiada com as mãos em uma parede, coloque uma perna na frente flexionada e a outra esticada atrás, ambas em 6ª posição (sem en dehors). A distância entre elas estará correta quando sentir a dorzinha na panturrilha de trás. Fique por 8 segundos. 



         4. Na barra, coloque uma da pernas esticada e tente encostar a boca no joelho. Fique por 8 segundos.




        5. Por último, alongue seus braços, como na foto: com uma das mãos, pegue seu cotovelo, passando-o por trás da cabeça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincadeiras para aula de Baby Class

Recursos Didáticos – Brincadeira é coisa séria! A brincadeira deve ser valorizada pois é através dela que se constrói os conceitos lógicos-matemáticos: quantidade, tamanho, distância, etc. A brincadeira diverte e educa através de jogos, dancinhas, concursos, grupinhos, histórias, etc. 1-Técnica Significa fazer bem feito o que aprendeu, libertando energia física e emocional. Deve ser considerada em último plano, pois é conseqüência do trabalho de base.    Deve ser exigida somente a partir dos 9 anos mais ou menos. 2-Esquema corporal Ensinar as diferenças e a importância de cada parte do corpo, explicando que podemos mexer com os dedos sem mexer com as mãos etc. Ex: – as crianças sentadas no chão deverão mexer com cada parte de seu corpo independentemente, começando pelos dedos dos pés e ir subindo até tomar todo o corpo. 3-Ritmo/Musicalidade Cada criança tem um ritmo próprio que dever ser respeitado. O professor deve despertar a musicalidade utilizando a músi

Tenho 15 anos, posso começar o ballet nesta idade?

O ideal é começar mais nova porque o físico é mais fácil de ser trabalhado, mas em compensação com a sua idade a consciência corporal é muito melhor e você irá conseguir associar a técnica ao corpo mais rápido, principalmente se tiver certas facilidades como um bom pé, flexibilidade, força, boa memória e musicalidade. Ballet não é fácil e não é a idade que vai mudar isso, o importante é você fazer o que te realiza para que não se arrependa depois...se isso vai te fazer feliz, você enfrentará qualquer dificuldade com coragem e vai valorizar cada sacrifício necessário para ser uma boa bailarina...procure uma boa escola e a ajuda de um profissional para te orientar melhor...e espero que você consiga alcançar seus objetivos no ballet e na vida...!!!!

Ballet de repertório : Esmeralda

 Balé em três atos e cinco cenas Coreografia: Jules Perrot Música: Cesare Pugni História: Jules Perrot Estréia: 1844, no Teatro de Sua Majestade, em Londres. Estamos no século XV, no Pátio dos Milagres, em Paris. Ao entardecer, os mendigos encontram-se numa algazarra geral, sob a presidência de Clopin. O poeta Pierre Gringoire é trazido à sua presença. Os outros o revistam, e como só encontram um poema em seus bolsos, ficam irritados. Clopin condena Pierre à morte. Dá-lhe, contudo, uma opção: se encontrar uma mulher que queira desposá-lo, será livre. Porém, ninguém se apresenta. Nesse momento, entra a cigana Esmeralda, que se compadece da situação de Pierre e concorda em casar-se com ele. Claude Frollo aproxima-se de Clopin e confessa seu amor por Esmeralda. O chefe concorda em ceder-lhe a cigana, e Claude declara-se a ela. Claude chama Quasímodo, o sineiro da igreja de Notre Dame, para ajudá-lo a pegar Esmeralda. Os dois se atiram sobre a cigana. Nesse momento,