Pular para o conteúdo principal

“Eu presto atenção nos pés.”


Às vezes, uma única frase dita por uma pessoa que você nunca mais viu na vida, em algum momento, fará toda a diferença.
Pouco tempo depois de eu ter começado as aulas de ballet, uma nova aluna entrou na nossa turma. De dança, ela tinha uns cinco anos ou mais. Para mim, naquela época, era o suficiente para eu achá-la praticamente uma primeira-bailarina! Os ensaios para o espetáculo já haviam começado e ela não iria dançar. Assim, no tempo final da aula, ela só assistia.
Uma vez, a peguei parada olhando para os nossos pés. Eu perguntei o motivo e ela me explicou que, para entender um passo, prestava muita atenção nos pés. Sem saber o que fazer com eles, não saberia dançar com o corpo todo. Ela realmente prestava atenção e não preciso dizer o quanto ela dançava bem.
Cena do filme Black Swan.
Não lembro o nome dessa aluna. Mas lembro dela. Lembro desse dia. Lembro dela me explicando isso. Lembro da sua humildade em observar e aprender, mesmo sendo a melhor aluna da turma.
O que ela me ensinou naquele dia, eu nunca mais esqueci. Até hoje eu faço isto: primeiro, eu presto atenção nos pés. Se eu não entender o que eles farão, esqueça, não sai absolutamente nada. E isso está tão presente em mim, que nem lembrava mais de onde tinha vindo.
Dia desses, assistindo a um vídeo no YouTube para aprender um determinado passo, lembrei dela. E percebi como algo aparentemente tão simples me influencia até hoje nos meus estudos de ballet.
Querida-bailarina-que-não-lembro-o-nome, você não sabe o quanto tem me ajudado nos últimos anos. Só tenho a te agradecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincadeiras para aula de Baby Class

Recursos Didáticos – Brincadeira é coisa séria! A brincadeira deve ser valorizada pois é através dela que se constrói os conceitos lógicos-matemáticos: quantidade, tamanho, distância, etc. A brincadeira diverte e educa através de jogos, dancinhas, concursos, grupinhos, histórias, etc. 1-Técnica Significa fazer bem feito o que aprendeu, libertando energia física e emocional. Deve ser considerada em último plano, pois é conseqüência do trabalho de base.    Deve ser exigida somente a partir dos 9 anos mais ou menos. 2-Esquema corporal Ensinar as diferenças e a importância de cada parte do corpo, explicando que podemos mexer com os dedos sem mexer com as mãos etc. Ex: – as crianças sentadas no chão deverão mexer com cada parte de seu corpo independentemente, começando pelos dedos dos pés e ir subindo até tomar todo o corpo. 3-Ritmo/Musicalidade Cada criança tem um ritmo próprio que dever ser respeitado. O professor deve despertar a musicalidade utilizan...

Tenho 15 anos, posso começar o ballet nesta idade?

O ideal é começar mais nova porque o físico é mais fácil de ser trabalhado, mas em compensação com a sua idade a consciência corporal é muito melhor e você irá conseguir associar a técnica ao corpo mais rápido, principalmente se tiver certas facilidades como um bom pé, flexibilidade, força, boa memória e musicalidade. Ballet não é fácil e não é a idade que vai mudar isso, o importante é você fazer o que te realiza para que não se arrependa depois...se isso vai te fazer feliz, você enfrentará qualquer dificuldade com coragem e vai valorizar cada sacrifício necessário para ser uma boa bailarina...procure uma boa escola e a ajuda de um profissional para te orientar melhor...e espero que você consiga alcançar seus objetivos no ballet e na vida...!!!!

Bailarinas para colorir

 Bailarinas para imprimir e colorir. Aproveitem!